Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Review - The Observers Sky Atlas
The Observers Sky Atlas, Second Edition - E. Karkoschka

No passado dia 20 de Julho estive em Castelo de Vide, no AstroVide I. Como de costume encontrei-me com v�rios colegas astr�nomos amadores, e entre eles o Lu�s Carreira. Em conversa, ele mostrou-me um livro, de que dizia maravilhas. Disse-me ele que seria o livro que escolhia se tivesse de ir para a famosa ilha deserta, que era o �nico livro que imediatamente compraria de novo caso tivesse o azar de perder a c�pia dele. Eu olhei para o livro, folheie-o, achei piada aos seus mapas simples, achei interessante a qualidade da informa��o, e quando durante a noite ele serviu de guia para um tour com a c�mara de v�deo da Mintron, decidi que ia compra-lo. Chegou hoje, ao fim de 1 m�s de estar encomendado na Amazon.co.uk, e h� duas coisas que me saltam imediatamente ao pensamento:
  • obrigado Lu�s, devo-te uma cerveja
  • vou encomendar outro para ficar de reserva

De facto este livro � simplesmente ESPECTACULAR ! O objectivo dele � ser um simples atlas de bolso, mas neste caso, simples � bom ! Para come�ar, 20 p�ginas de introdu��o apresentam o livro, e esquematizam a forma como a informa��o � apresentada, o significado dos s�mbolos, as escalas e os limites. Este atlas apresenta 250 objectos n�o estelares, e 900 estrelas vis�veis a olho nu, uma selec��o de 250 duplas e m�ltiplas e 80 vari�veis. Tem ainda um alfabeto grego, considera��es sobre resolu��o, adapta��o do olho, magnitude (referindo as diferen�as entre as diversas formas de a quantificar) e mais um monte de informa��o, num misto de trivia e instru��es de utiliza��o.

Na parte de mapas, o guia surpreende ainda mais: cobre todo o c�u, norte, e sul ! Organiza-se por esta��o do ano, aparecendo primeiro o Outono do Norte, e progredindo. N�o est� por isso organizado por constela��o, o que por um lado pode ser mau, mas creio que neste caso n�o chateie nada... mesmo nada. Cada mapa ocupa duas p�ginas. Na p�gina da esquerda est�o os dados explicativos, e na direita o(s) mapa(s) propriamente ditos. Este est� a uma escala que ronda os 4�/cm, e tem caixas com zonas especificas detalhadas. Por exemplo, o mapa N0 mostra Andromeda e Tri�ngulo, com destaques para M32 (& Cia.), M33, M76 e NGC891 e 752. Do lado esquerdo no topo da p�gina est�o listadas as "nebulas" que neste caso � tudo o que n�o � estelar. Al�m dos n�meros NGC e M (nos que s�o tamb�m Messier), Constela��o, v-Mag integrada e por minuto quadrado, a forma e tipo, dist�ncia e coordenadas, indica ainda um s�mbolo com a zona do mapa da p�gina oposta onde o objecto se encontra, o que � uma novidade (para mim) agrad�vel. Existe ainda um s�mbolo que classifica a "dificuldade", ou o equipamento m�nimo necess�rio para os ver. Todos os objectos de c�u profundo t�m descri��o, que foi feita pelo autor com um telesc�pio de 150mm, sendo por isso perfeitamente ajustado a todos os amadores com telesc�pios "pequenos". De seguida v�m listadas algumas estrelas, simples e m�ltiplas, e ainda uma sec��o com vari�veis. A informa��o das estrelas � normal, com alguns pormenores curiosos: al�m da posi��o no mapa que j� existia para os objectos n�o estelares, a magnitude V e o �ndice B-V � indicado, com um term�metro ao lado que d� uma pista para a temperatura da estrela em quest�o, magnitude absoluta e o nome. Para as binarias, os term�metros existem para ambos os componentes, e um pequeno "boneco" mostra o PA do sistema. No caso das vari�veis, temos o per�odo, o dia juliano de m�ximo, m�nimo e os extremos de magnitude.

Quando eu pensava que tudo o que era bom j� tinha passado no livro, deparo-me com os ap�ndices: as estrelas mais brilhantes, as chuvas de meteoros, os dias de Lua nova e cheia desde 1999 at� 2018, elonga��es, oposi��es, eclipses, tabelas de cruzamento entre objectos de c�u profundo e c�digos dos mapas, nomes comuns, nomes de estrelas e seu mapa, constela��es, um gloss�rio, e finalmente, algumas grandezas m�dias e extremas no nosso universo. Isto tudo em 130 p�ginas !!

Mais uma vez Lu�s, obrigado. Este livro n�o vai s� passar a acompanhar-me nas observa��es, vai ganhar lugar cativo na mochila. � definitivamente a n�o perder.

Por curiosidade, E. Karkoschka � um astr�nomo profissional, no "Lunar and Planetary Lab" na Universidade do Arizona, e a edi��o original desde livro � alem�. Ainda outra curiosidade: foi feito em Latex !!

Hugo Silva


The Observer's Sky Atlas - Second Edition
E. Karkoschka
Springer
ISBN 0-387-98606-5