Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Review - Extreme Stars
Extreme Stars - At the edge of creation

Neste livro, James Kaler explica-nos a evolu��o estelar de uma forma diferente, e um pouco surpreendente. Ao inv�s de "despejar" a informa��o de forma ass�ptica, este professor da Universidade de Illinois apresenta-nos a informa��o separada por cap�tulos, cada um referente aos extremos do diagrama Hertzsprung-Russel, e correspondentes �s mais frias, mais quentes, mais brilhantes, maiores, menores, mais jovens, mais velhas e finalmente, as mais estranhas estrelas da gal�xia.
De modo a colocar todo o universo em contexto, o autor parte do nosso Sol, e usa este como base de compara��o, em termos de massa, volume, temperatura, cor e metalicidade durante todo o livro. Esta "r�gua" � apresentada no primeiro capitulo, que serve de introdu��o ao livro, onde tamb�m s�o apresentados alguns conceitos que ajudam o leitor a entender a linguagem "estelar" durante toda a leitura destacando-se uma breve introdu��o �s classes espectrais, e ao diagramaH-R, e � forma como este deve ser lido e interpretado.
Todo o texto vem "condimentado" com a informa��o necess�ria para aprender a quimica e a fisica de uma classe de estrelas, versando temas como o seu espectro, as suas linhas de emiss�o e absor��o, o processo de sintese de elementos met�licos, e tudo o mais necess�rio para perceber a evolu��o estelar de forma clara, e concisa, num texto agrad�vel de ler e que serve perfeitamente para fazer companhia nas viagens di�rias que nos levam ao trabalho, ou at� num periodo de noites nubladas. No entanto, este livro ocasionalmente apresenta-nos trechos mais t�cnicos, e que exigem um pouco mais das nossas capacidades, n�o podendo por isso ser classificado de "livro de cabeceira", coisa que ali�s a Cambridge n�o nos habituou.

Extreme Stars - At the edge of creation
James Kaler
Cambridge University Press
ISBN 0-521-40262-X