Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
25 de Maio de 2002 - ET passa pela Atalaia em noite de Lua Cheia


Um ET acabado de chegar � Terra cruza-se com um grupo de terrestres. Esses terrestres n�o s�o como os outros! Vestem roupas para temperaturas bem inferiores �s verificadas, olham mais vezes para o c�u que para o ch�o, carregam sempre uma lanterna de luz vermelha ao pesco�o, um usa-a na cabe�a (estilo mineiro), outros ainda t�m bin�culos ao pesco�o, re�nem-se numa esta��o de servi�o e passam largas horas no meio do nada a olhar por instrumentos de forma cil�ndrica que v�o apontando meticulosamente para o c�u.
Ao se deparar com tais seres o ET pensa para ele mesmo - "Que forma estranha de divers�o! N�o me digas que tamb�m h� astr�nomos amadores na Terra. N�o, n�o pode ser, a lua est�s-lhes a iluminar o c�u todo. Deve ser alguma forma de culto, l� no meu planeta quando uma das tr�s luas que temos nos reflecte a luz de 51 Peg ficamos em casa a ler e-books de astronomia...".

Pois �! S�bado � noite, c�u limpo, mas a nossa amiga Lua a 180� do Sol!
Claro que n�o � a melhor noite para ir observar, alias por motivos meramente astron�micos penso que ser� dif�cil encontrar pior noite. Mas na Atalaia h� 6 ET's que praticam este novo "culto" (como diria o nosso amigo alien�gena) :-)
Depois do cafezinho na esta��o de servi�o l� fomos at� � Atalaia, claro que as expectativas n�o eram muitas, mas...
O Z� e o Fernando levaram os seus Dob's de 8'', acompanhados das suas sempre magn�ficas oculares. Com duas N31T5, N22T4, Nagler zoom, Powermate 4x e 2,5x...fora as que me esqueci...qualquer dia o Sr. Al Nagler manda-vos um cart�o de boas festas pelo Natal...:-)
O Rui levou mais uma vez o seu refractor de 120mm, mas desta vez o Cromacorr tamb�m assinalou a sua presen�a!
O casal dos Mak's, o Joaquim e a Ana, levaram as suas �ltimas aquisi��es, um Mak Intes MK66D e uma EQ6.
Eu, como sempre, l� fui � boleia dos telesc�pios dos outros! Na bagagem apenas tinha os velhinhos 7x50.
Como seria de esperar pouco mais que a Lua se observou. Parece que ainda houve quem visse uns quantos objectos do cat�logo de Messier, mas eu fiquei-me com umas vistas da M81 e M82 no Meade do Z�. O que se conseguia ver era meramente acad�mico, para al�m de umas pequenas "nebulosidades" s� a zona central de M81 saltava � aten��o. Penso que a Nagler de 22 tamb�m era pouco amplia��o para aquele dia, talvez um pouco mais de amplia��o permitisse ver mais.
S� este s�bado tive oportunidade de ver o Cromacorr a funcionar, e n�o � que funciona mesmo!!! O Rui ainda n�o tem o sistema a 100%, mas � impressionante a melhoria de performance. Com uma Radian de 10mm toda a Lua apresentava uma cor violeta (no rebordo era ainda mais forte!). Ao colocar uma barlow Celestron Ultima 2x este efeito, como seria de esperar, piorou drasticamente. � nesta parte da hist�ria que entra o quase "miraculoso" Cromacorr. Parece uma barlow mas depois de o colocar na rosca de filtros da diagonal ali estava Lua, ao vivo e [sem] cores! Diria que apenas se notava uma leve colora��o no rebordo lunar, mas era totalmente desprez�vel. N�o diria que fica um Apo, mas quando estiver a 100% acho que vai dar muita luta a EDs, se � que n�o d� j�!
A noite do Mak Intes foi reservada para testes e pouco mais (tamb�m com uma noite destas!). Joaquim, sei que compras-te quase todo o set das Pentax, mas o que eu gostei mesmo de ver nesse telesc�pio foram as Ortosc�picas Zeiss Jena!
Na Lua, o "alvo" da noite, acabei por meter os meus amigos Z� e Fernando numa "brincadeira de crian�a"; observar e identificar "todos" os mares da Lua. Gostei bastante e achei muito divertido, principalmente a observa��o com a seguinte sequ�ncia: olho nu, 7x50, 16x60(?), e dob de 8'' com N22. Como a brincadeira me "bateu" ainda mais que a eles, acabei a noite a desenhar a Lua a olho nu...que desenho caricato, quando tinha 5 anos acho que fazia melhor! N�o, n�o mostro a ningu�m...:-)

R.A.