Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
18 de Maio de 2002 - Takahashi em "est�rio"


Mais um s�bado e mais uma agrad�vel sess�o de observa��o, neste caso extra pois n�o era o tal s�bado seguinte � Lua Nova. Embora a Lua fosse marcar a sua presen�a at� mais tarde, � muito que apenas uma sess�o de observa��o por m�s se revela totalmente insuficiente para saciar este desejo de estar entre amigos a contemplar o firmamento!
Como sempre, l� nos encontramos na esta��o de servi�o onde bebemos o caf� da praxe e trocamos dois dedos de conversa. Tivemos a agrad�vel presen�a de colegas estreantes que esperemos que tenham gostado e voltem a estar entre n�s.
Ao chegar ao local deparamo-nos com um c�u que prometia uma excelente noite de observa��o, principalmente ap�s o nosso sat�lite se p�r. A humidade era pouca, a transpar�ncia excelente e a estabilidade bastante razo�vel. Ainda com a presen�a da Lua a magnitude limite era suficiente para se ver bastantes estrelas a olho nu e passear por v�rios objectos messier com os diversos instrumentos.
Estiveram presentes v�rios telesc�pios e pelo menos dois bin�culos (quer dizer, uns bin�culos e uns Swarovski!).
Gostei bastante do pequeno refractor de 70mm do estreante Luis Evangelista, sem d�vida uma excelente rela��o pre�o vs performance/qualidade (parece que o Lidl o vende por uns 150 �). O trip� � fraquinho, mas a montagem pareceu suportar este tipo de telesc�pio com alguma facilidade. O buscador (finder) � adequado e a diagonal de espelho (de 1,25'') uma agrad�vel surpresa. Depois de ver a M92 com este telesc�pio fiquei com vontade de comprar um para mim!
O Rui Tripa desta vez levou uma EQ5 para suportar o acrom�tico SkyWatcher de 120mm. N�o estava com o Cromacor mas tinha um focador todo Gti.
O �nico "setup" com "Goto" presente foi levado pelo Alfonso. Uma EQ6 com motores Vixen e SkySensor que varreram o c�u com uma rapidez e precis�o ao melhor n�vel. Para j� n�o falar do APO Takahashi de 102mm que, como sempre, fez corar os donos de telesc�pios de maiores dimens�es.
O Hugo levou a sua nova EQ6, ainda sem SkySensor, onde montou o tubo do seu Dob de 8'' (j� bastante alterado e melhorado). A montagem suporta este tubo como se de um pequeno refractor se trata-se e as 8'' de abertura j� � qualquer coisa de bastante interessante quando se d� umas voltinhas pelo cat�logo Messier. Adorei essas tuas novas ortosc�picas, principalmente o pre�o!
Neste S�bado tivemos a Takahashi em "est�reo", o Paulo Pina levou o seu Apo Takahashi de 127mm, que com a companhia da EM200, num imponente trip� de madeira, fazem deste "setup" um dos mais bonitos que j� vi. � uma delicia olhar para ele e por ele!
Eu, o Z� e uma amigo do Rui (n�o me lembro do nome) andamos � boleia! No in�cio da noite observamos a Lua nos diversos telesc�pios ficando-me na mem�ria a imagem do nosso sat�lite dada pelo Taka de 102mm (que grande contraste!) e do Newton de 8'' que n�o lhe ficava atras. O Hugo tem o seu tubo muito bem "afinadinho"!
Com as condi��es do c�u a darem uma ajuda (principalmente depois de a Lua "nos abandonar"), durante o resto da noite observamos uma boa parte do cat�logo Messier, o cometa Ikeya-Zhang e alguns objectos NGC.
N�o esqueci a observa��o da Norte Am�rica (NGC7000) a olho nu (vista atrav�s de um filtro de c�u profundo) e com o mesmo filtro diante da objectiva dos bin�culos Swarovski 8x50 onde era poss�vel identificar a zona do Golfo do M�xico.
As diversas partes da nebulosa do v�u com o Taka de 127mm e o filtro OIII estavam encantadoras, acho que nunca tinha visto esta nebulosa t�o bem! Bem, estou-me a esquecer do Obsession em pleno Alentejo, mas isso � outro "calibre"!
Com o mesmo "setup", n�o tenho palavras para descrever as vistas da M20 e M17!
Entre as observa��es com os diversos telesc�pios, todos se renderam ao bin�culos...perd�o...aos Swarovski 8x50 do Alfonso. Que transpar�ncia, que correc��o, que limpidez! N�o fosse o cansa�o dos bra�os e os outros candidatos a uma voltinha e acho que passava toda a noite com eles a navegar pelo c�u. Ver a M51 na Atalaia? Ainda com Lua? Com 8x50???
E para quem acha que n�o, engane-se, ainda � poss�vel ver a Via L�ctea da Atalaia. E bastante bem "detalhada"!
Depois de muitas horas, algum cansa�o e o aproximar do amanhecer nada melhor que umas sandes e umas imperiais para recuperar for�as. Para a semana h� mais!

R.A.

 O Z�, bem disposto como sempre

 O Alfonso com a ultima novidade: EQ-6 com SkySensor 2000 !!

 O Rui, a perder a capacidade da vis�o noturna...
:-)