Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
13 de Fevereiro de 2010
Sábado, dia 13 - Observação na Atalaia

Sábado, dia 13, foi dia de observação na Atalaia.
A noite esteve muito fria e houve quem tivesse que partir mais cedo que habitualmente por causa disso.
No total terão estado na Atalaia umas 20 pessoas, entre elas Alberto, José Ribeiro, Rui Branco, Luís Santo, João Pedro, Francisco Gomes, Paulo Mesquita, Luís Evangelista, vários de quem não registei os nomes e a quem peço desculpa por não serem referidos individualmente e, chegados por volta da meia noite a Raquel e o Pedro Lacerda, novos no local, e que vinham experimentar a sua nova aquisição, um DOB de 8 polegadas, f6.
Foi uma excelente noite e que foi melhorando com as horas. Com o Obsession andámos a explorar galáxias, enxames, nebulosas planetárias.
Foi bastante extensa a lista: M51, M63, M64, M81, M82, M84, M85, M86, M88, M91, M94, M98, M99, M100, M101, M103, M104, M106, M108, M109, etc.
A noite esteve excelente para enxames, globulares ou abertos.
Mas gastámos algum tempo à volta de nebulosas planetárias. Nebulosa Olho do Gato (Cat Eye), Esquimó, NGC 2438 que fica na linha de visão do enxame aberto M46, NGC4361 em Corvo, Fantasma de Júpiter, M97 e algumas outras.
Nas nebulosas planetárias experimentei a ocular ETHOS 6mm.
Absolutamente espectacular! Com uma amplificação de 280x, as planetárias são brilhantes como em nenhuma outra ocular que já tenha experimentado.
A Esquimó mostrava toda a estrutura, a M97, sem qualquer filtro, mostrava-se na totalidade, com os “olhos do mocho” bem nítidos.
Experimentámo-la também em várias galáxias. É óbvio que 280x é magnificação exagerada para galáxias, mas, em alguns casos, o efeito foi excelente. Foi o caso em M51 em que as espirais ficavam perfeitamente definidas e em M64, em que a parte escura ressaltava bem à vista.
Por insistência do João Pedro, andámos à procura de um cometa, o que não conseguimos, por falta de coordenadas exactas e talvez porque o brilho de superfície fosse baixo.
Também andámos à procura de uma nebulosa planetária em POPA( Pupis). Era também uma insistência do João Pedro. Porém ele só tinha a designação PK e não sabia o número exacto. Informou-me posteriormente tratar-se da PK 231+4.1. O catálogo PK não consta do ArgoNavis, mas consta lá com a designação MINKOVSKI 1-18 e fica muito próxima do enxame M46.
Aqui levantou-se a questão: -O que significam os números 4.1?
Parece que os números associados a PK serão coordenadas galácticas.

Fica um esclarecimento sobre a classificação das mesmas por tipos morfológicos, segundo o esquema de Vorontsov-Velyaminov.

1 - Estelar
2 - Disco regular, uniforme (smooth)
a. Mais brilhante no centro
b. Brilho uniforme
c. Indícios de estrutura anelar
3 - Disco irregular
a. Distribuição de brilho muito irregular
b. Indícios de estrutura anelar
4 - Estrutura anelar
5 - Forma irregular
6 - Forma anómala

Nota: Estruturas complexas podem ser indicadas por dois códigos.
Por exemplo, 4.1 significa Estrutura anelar e estelar.
Estivemos também a testar o DOB da Raquel e do Pedro Lacerda, a verificar a colimação e a apontar a alguns objectos. Acho que podem considerar-se satisfeitos com o telescópio.
Pelas 02:00 arrumei o equipamento. O pano de protecção do Obsession apresentava uma fina camada de gelo.
Foi uma excelente noite.
Foi excelente do ponto de vista de observação, foi excelente porque houve bastante gente, e foi excelente porque apareceu gente nova, numa demonstração de que a Atalaia é cada vez mais a referência da astronomia amadora.

Alberto