Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
24 de Outubro de 2009
Noites de Galileu

Sendo o ano internacional da Astronomia, celebrou-se nos dias 22 a 24 deste mês a nivel mundial as noites de Galileu.
Celebrei esta actividade com os nossos companheiros na Atalaia.
Cheguei pelas 21.00 horas ao local de observação, e já se encontravam algumas pessoas a observar.
A noite começou muito limpa e com uma atmosfera muito estavel, comun depois do tempo chuvoso que tivemos. Ajuda a limpar as poeiras que existem na atmosfera. Mas tambem fomos brindados com uma humidade bastante alta, o suficiente para ter de utilizar o kendriks e ir para casa com o telescópio molhado.
Apareceram algumas pessoas que tiveram conhecimento deste evento através dos vários meios de comunicação.
Jupiter esteve impressionante, com muito detalhe facilmente identificavel. Através do meu dobson 10 polegadas mostrei o que pude aos visitantes.
De salientar a sempre impressionante M31, a M57, M37, M1, M42 que embora baixa parecia que estava a 3 dimensões de tão estavel que a noite se encontrava. ainda tivemos a ver as Pleiades o NGC 457, o E.T.sempre muito engraçado, e Albireo. Pelas 24.00 horas começou a aparecer mais nuvens e pela 1.00 hora fui embora como todo o resto dos presentes.
Estiveram lá: O Carlos Tenente, que me deu uma ajudinha com o meu focador: Obrigado Carlos. A Catarina, Filipa Pimentel, Inês Soares, Luís Ramos, Pedro Martins, Rodrigo Cunha, Rui André, Rui Branco, Rui Rebelo, Susana Tavares, Tiago Correia, e o Ulisses Martins que teve uma noite para esquecer, Com vários azares com o seu telescópio, que caiu ao chão e acabou por partir a diagonal e a sua fonte de energia também avariou.
Luis Evangelista