Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
11 de Setembro de 2008
Pequena observação nos Picos da Europa

Embora de férias, não consigo largar a astronomia, e claro que tive de me esgueirar da família por meia hora para uma curta observação num dos locais mais bonitos da Península ibérica.
O tempo é muito instável, pelo facto evidente de me encontrar numa cordilheira montanhosa muito alta. Na primeira noite que lá estive choveu praticamente toda a noite com um espectáculo de trovões e relampagos magnifico.
Consegui ter na noite do dia 11 uma aberta que durou sensivelmente duas horas.
O equipamento foi muito reduzido, não consegui levar sequer o meu fiel ED80, por isso levei o meu binóculo 10x42, e o inseparável atlas do céu do Karkoschka.
O meu primeiro alvo foi a Lua, que estava a poucos graus da montanha a sudeste do parque de campismo, do seu lado direito Jupiter, onde vi duas bandas e as 4 principais Luas todas alinhadas na horizontal, com Europa do lado esquerdo, Io mesmo encostado à direita do seu planeta seguido de Ganimedes e Calisto.
Albireo também foi um alvo que não podia deixar de ver, em Cassiopeia também vi a M103 a NGC654 e a NGC 653. Devido à copa das árvores falhei o que deveria ter sido também um excelente alvo, o duplo de Perseu.
Não sendo uma zona boa para observações astronómicas esta noite foi de uma boa transparência e com um fundo muito escuro apesar da Lua já estar em quarto crescente.
Luis Evangelista.


 Lua e Jupiter.

 Gralha-de-bico-amarelo. Tirada a 1860 metros de Altitude.

 A cerca de 1900 metros de altitude depois de uma caminhada de 7,5 quilometros.