Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
1 de Mar�o de 2008
Maré cheia na Atalaia

Mais de 30 viaturas e cerca de 40 pessoas. Foi assim a noite de sábado na Atalaia. Para além dos habituais frequentadores, aconteceu uma grata surpresa, que foi a chegada de um grupo de cerca de 20 pessoas, trazidas pelo NUCLIO, sob a liderança de Rosa Doran, Carlos Santos e Hugo Silva.
De repente, o espaço ficou completamente cheio.
E foi uma noite muito interessante, com céu limpo, húmido e bastante estabilidade atmosférica.
Impossível relatar as variadas actividades de tanta gente.
À volta do Obsession houve sempre bastantes interessados. Comecámos por Orion, com a M42 e o Trapézio, primeiro com 5 estrelas, um pouco mais tarde com 6.
Seguiram-se vários enxames, como M46 e a nebulosa planetária NGC 2438, M47, M48, a planetária Fantasma de Júpiter, M1, M45, M51, M3 etc.
Depois fomos a Saturno. Foi o alvo da noite. Já com os anéis próximo do perfil, ainda assim deixou ver a divisão de Cassini, sendo também notória uma banda equatorial e a sombra dos anéis sobre a superfície, além de 5 dos seus satélites.
Fomos depois a Marte, mas aqui pouco pormenpr conseguimos. Ainda assim foi possível localizar a calote polar.
No domínio das galáxias, M51 permitiu uma imagem bastante rica de detalhe. Passámos ainda por M82, M81, M104, M84 e M86 acompanhadas de alguns dos membros da cadeia Markarian.
Entretanto já M13 estava bem acima do horizonte. Foi explorada em variadas amplificações, bem como o M92. Visitámos o NGC 6207, galáxia muito próxima de M13.
Para terminar, observámos ainda as planetárias NGC 4631, em Corvo, NGC2392, Esquimó, em Gémeos e Olho do Gato (Cat Eye nebula) em Dragão.
Todos estes objectos foram observados por vários dos presentes, dando a esta noite aquele encanto das noites de divulgação.
Foi manifesto o entusiasmo de algumas pessoas que ali vieram pela primeira vez e que, estou certo, vão voltar.
Maré cheia de gente na Atalaia. Que alegria!

Alberto



 GJ-436_b Exoplaneta
Grafico revelador da curva de luz referente ao transito do planeta em frente da estrela Gliese 436.
Este planeta extrasolar é um dos mais pequenos detectados até ao momento.
MAIS sobre GJ436
Joao Gregorio