Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
24 de Novembro de 2007
Lua cheia... noite de ciência e testes

Para variar a lua decidiu encontrar-se em oposição ao Sol, esta situação fez com que nos visitasse agora no terreno delimitado por portão e denominado \"O grande obcervejatório das largas estepes da Atalaia\".

Depois de uma bela jantarada e enquanto o dia não nascia, eu aproveitei para apresentar os já habituais habitantes das estepes a um amigo astrónomo Martin Gerhart, que, para curiosidade de todos trouxe um JMI NGT de 12.5 polegadas, um interessante telescópio que parecendo um dobson é também uma montagem equatorial permitindo assim fazer imagens do céu sem os problemas da rotação de campo.

Na planície encontravam-se já Henrique, Rui Tripa, Hugo Silva, Paulo Barros, e mais tarde chegamos Alberto Fernando, José Ribeiro, Gregas, eu e a Rute e o amigo Martin, também nos visitou pela primeira vez vindo de Leiria o João Cruz.

Uma noite destas, bem luminosas é excelente para aproveitar para testes, assim, juntei-me ao Rui e ao Hugo que lá testavam equipamentos e procurei experimentar com o Martin o seu setup com a minha câmara, mas o vento não ajudou e bastante menos o seeing, mas creio que numa noite boa e dotado de autoguiagem, um telescópio daqueles deverá dar excelentes imagens com os seus 1500mm. de focal. Infelizmente é um bicho muito pouco transportável, sendo que o peso total ronda os 60kg.

O Henrique e o Paulo Barros dedicaram-se à imagem
enquanto o José Ribeiro, Alberto e Gregas se dedicaram à ciência, nomeadamente à espectroescopia e fotometria de exoplanetas.

Filipe



 O Martin e o seu JMI NGT.

 Pormenor do carril equatorial, que, pelo seu tamanho, permite ter um erro periódico quase inexistente.

 Um pedaço da M42 em binning de 2x2 feito com frames de 2 seg. ... o raio do vento! FA. MG.

 A IC434 com o mesmo setup mas com 30 seg. de exposição.... não me perguntem quantos frames... FA. MG.

 M67 RGB
Celestron Advanced Mount SW ED80 f7.5 Atik 16HR R e G 6x180seg B 6x240seg
Full Resolution
PBArros

 Observação da estrela variavel GSC 3413:0339. No decorrer de uma sessão de observação do exoplaneta XO2_b, extrai este plot com a variação quase horaria desta estrela mag 12.88.
Joao Gregorio MAIS >>>>>