Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
6 de Junho de 2007
Bendito feriado

Em vésperas de feriado e com um Sábado de previsão menos favorável, juntou-se na Atalaia um pequeno grupo de observadores. Entre eles esteve o Alcino Pacheco, Henrique Ferreira, João Gregório, Filipe Alves, Zé Ribeiro, Francisco Gomes, Luís Evangelista, Ulisses Martins Entre outros.

A noite esteve bastante húmida com previsão de 100% de humidade para as duas da madrugada, mas com uma estabilidade muito boa. Entre os presentes fez-se de tudo um pouco. Fotografia, observação visual, um pouco de conversa, neste deserto que é a margem Sul.
Da minha parte estive na observação visual com o meu reflector de 10 polegadas. Fica a aqui a lista de objectos vistos:
No inicio da noite Vénus estava com um crescente muito bem definido e nítido.
NGC 5322;M57;NGC6866;NGC7062;NGC6826;A veil Nebula, com um filtro OIII, e a North América que com o filtro OIII na frente do binóculo do Alcino via-se uma mancha distinta no céu. Mas o objecto da noite foi a NGC 6946, uma galáxia em espiral de magnitude 9.0, onde consegui ver alguma nebulosidade e distinguir alguns braços da galáxia. Júpiter estava com muito detalhe e deu para amplificações aproximadas de 250x. quanto a estrelas duplas, vi a Albireo em Cisne e a dupla dupla em Lira.
Pelas duas da manhã quando a Lua nasceu fui embora na companhia do Alcino, os outros ainda ficaram por lá nas suas observações.

Luís Evangelista



 IC5070
Nebulosa do Pelicano
135mm Atik 2HS Halpha 40x180s
Henrique Ferreira

 O despromovido a planetazinho "134340 PLUTO".
Joao Gregorio.
Pluto

 A nebulosa da Águia com a paleta de côres do Hubble. FA.

 Gama de Cassiopeia, a primeira estrela Be a ser descoberta. JR

Gamma of Cassiopea, the first Be star being discovered. JR