Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
17 de Mar�o de 2007
Serpa - A noite em que Omega Centauri desapareceu

Penso que nestas expedições só há uma coisa que gostariamos que fosse diferente: O facto de Serpa ficar entre 200km e 300km de distancia.

Esse facto é no entanto desprezado quando nos lembramos da descoberta dos locais, do povo alentejano, da gastronomia, dos céus negros e principalmente a grande amizade que une o Grupo.

Assim rumámos a Serpa, sabendo que a unica coisa que não estaria garantida à partida seria um ceu imaculadamente limpo. Mas nem por ai nos podemos queixar.

Sexta-Feira, 16
Chegada a Serpa por volta das 22h30m. Patricia, Carmen, Raquel, Gustavo, Paulo Guedes e eu. Jantar na Lebrinha : Entrecosto com Migas regado com aquela que é considerada a melhor Imperial de Portugal.

Sabado, 17
Saida em direcção à Reserva Natural do Pulo do Lobo, com peripecias caracteristicas de um safari alentejano, tal como a travessia cursos de agua e a descida (a subida foi pior) a pé à zona estrangulada do rio Guadiana com belissimas cachoeiras escavadas entre os montes.
Regresso a Serpa para almoçar, onde nos encontrámos com o resto do Grupo que entretanto tinha chegado : Alcino, Rodrigo, Luis Evangelista e Claudia, Fernando Delgado e Ana, Paulo Barros, Jorge Canelhas, Luis Carreira.
Ao cair da noite, houve o já tradicional piquenique, com Frango Assado, Queijos, Presunto e muita cerveja.
Sob a ameaça de algumas nuvens ao cair da noite, não hesitámos em montar os equipamentos e 1 hora depois a noite caiu com um ceu limpo de qualquer vestigio de nebulosidade.

O SQM atingiu a marca de 21,60, um registo impressionante para uma noite que nem estava muito cristalina, havendo uma névoa visivel que dificultava a observação junto ao horizonte para quem tinha ido fazer a Maratona de Messier.

O ponto alto da noite seria a observação de Omega Centauri, o colosso globular que brinda os ceus do Sul durante todo o ano. Todos os anos, a nossa latitude tem a oportunidade de assistir ao reaparecimento deste espectacular objecto rasando o horizonte sul. Os ceus dePulo do Lobo são teoricamente os ideais para assistir ao evento.

No entanto, e ao fim de inumeras tentativas, o enxame não foi avistado, muito embora soubessemos que ele estava lá. Zeta Centauri era a nossa estrela de referencia, uma vez que esta teria exactamente a mesma elevação do que o Enxame. Ninguem o conseguiu avistar. A unica explicação para o facto reside na existencia de neblina no horizonte. Mas essa neblina, julgavamos nós, poderia no maximo ofuscar a espectacularidade do momento, nunca apagar por completo um objecto destas caracteristivas. Enfim... lá registámos mais um desafio para o próximo ano : Conseguir observar o Grande Enxame de Omega Centauri. Este ano, o registo foi Negativo !

Acabámos a noite pelas 5 da madrugada, já sob o efeito do cansaço de um dia cheio. Nota máxima para o Luis Carreira que ficou sozinho até ao Nascer-do-Sol a acabar a maratona de Messier e assistir à aurora. Houve quem tivesse ficado preocupado com o facto do Luis ter ficado sozinho em local tão isolado e selvagem, mas eram preocupações infundadas. Como ele próprio afirma, no topo da cadeia alimentar está um Ser barbudo chamado Luis Carreira.

Um destaque negativo para as 'auroras borreais'. Quem lá esteve, sabe ao que me refiro :-)

No regresso à Residencial, encontros imediatos de 1º grau: Um Veado, um Texugo e ainda um Coelho.

Domingo, 18
O momento alto da gastronomia Serpense. Atum com Feijao Frade e Ovos Mexidos com linguiça para começar. Depois, Chocos com Molho de Coentros e Carapaus Plim com Arroz de Tomate .
No regresso e já depois da despedida da malta que se dirigiu para a Capital, uma passagem pelo Cromeleque dos Almendres, considerando um dos mais importantes monumentos megaliticos da Europa. É um recinto com uma centena de monólitos orientados segundo as direcções equinociais.

Segunda-Feira, 19
Cansado, mas esta segunda-feira cheira-me a fim-de-semana. É disto que a nossa alma precisa...

Mário Santiago


 O nosso acampamento base

 Uma dos mais deslumbrantes postais do Baixo Alentejo: O Pulo do Lobo

 Há gajos que nao perdem uma oportunidade para aparecerem nas fotos: Mario Santiago

 Paulo Guedes: « Ir lá abaixo ? mas ainda nao almoçámos...»

 Como já estavamos atrasados para o almoço e já nao se conseguia aturar o Paulo Guedes com fome, decidimos atravessar o Rio para ganhar tempo...

 M13 Alentejana.

Full Resolution
PBG

 M51 Alentejana.

Full Resolution
PBG

 M63 na Atalaia, onde estivemos poucos mas bons... LOL

 Gustavo, Astrónomo.
Teve a sorte de fisicamente ter parecenças com a mãe. Do pai, herdou a mania de carregar em botões.
Já balbucia algumas palavras:
- «Ge-mi-ni»
- «pi-xel»
- «ta-ka-ha-shi»
- «a-tik»
- «be-je-ca»

MS

 Patricia e a descida para o Pulo

 o Pulo da Loba...
MS

 O já tradicional Ritual do Olho de Lebre.
A droga que dilata a pupila :-)

MS

 O mestre Alcino

MS

 Canelhas-San e o OMC

 O Fernando Delgado a preparar o aneis do Epsilon

 O Luis Evangelista monta o LightBridge sob as instruções da Claudia.
A Carmen ouve atentamente as explicações em como colimar um Dobson a olho.

MS

 O raio do céu nao parava de girar.
MS

 Enxame Globular de Queijos de Serpa
JC

 Falta-me vocabulário para descrever a expressão na cara do Luís.
JC

 O first light do Epsilon E180, propriedade da C.A.C.A. (Cooperativa Astronomica de Cooperaçao Astrofotografica)*

Info
* Fernando Delgado, Mario Santiago e Paulo Guedes

 Almoço de Sabado L.E.

 Final da Tarde. Os preparativos para uma boa noite debaixo das estrelas. L.E.

 O Paulo Guedes tenta esquivar-se aos paparazzi. L.E.