Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
19 de Julho de 2003
Pequena Astrofesta na Atalaia

Observação na Atalaia

Presenças
- José Ribeiro, Alberto, Alfonso, Rui Tripa, Alcino Pacheco, Luís Evangelista, Joaquim Rosa, Anselmo Dias, Filipe Alves, Luís Carreira, Artur Varanda, Fernando Gomes e mais uns 7 de quem não sei os nomes.
- 3 visitantes

Telescópios
- 13 telescópios, desde os 6cm até 15”

Noite muito boa para o local, com magnitude zenital por volta de 5,5 e com a presença espontânea de alguns observadores curiosos que ali se deslocaram pela primeira vez e que ficaram conquistados.
Havia 2 Obsession de 15”, um totalmente operacional, o outro em operação manual por problemas de comunicação entre o ArgoNavis e o ServoCAT, o que o privava de GOTO e seguimento. Além destes, havia um DOB 10”, um DOB 8”, o TAKA 60mm do Luís Carreira etc. O Alcino levou uma montagem para dois telescópios em paralelo (não sei especificar os telescópios). Também não sei listar os restantes.
Logo no início da noite, vimos passar a ISS, com uma magnitude na ordem dos –4 e já no fim da noite um satélite, no campo de visão de Marte, além de vários meteoros bastante brilhantes.
No Obsession, experimentámos uma binocular do José Ribeiro, brinquedo que ele recuperou de um microscópio. É uma revelação a imagem binocular. Vencidas as dificuldades iniciais em conseguir uma única imagem, obtem-se uma sensação de profundidade e relevo novas, nas observações da Lua e de Marte, sendo menos útil nos enxames globulares e muito pouco no céu profundo.
Começámos a noite mostrando aos visitantes uma galáxia (M 82), dois enxames (M 15 e M 22), depois M8 e M27, acompanhando de algumas explicações e dando algumas indicações para orientação no céu.
Ganhámos adeptos para a astronomia.
Marte e, mais tarde, a Lua foram os alvos para a experiência binocular.
Observámos Urano e Neptuno. A 700x, os discos planetários eram muito bem definidos, vendo-se ainda um satélite em cada um dos planetas.
Tentámos Plutão, mas já estava muito baixo a oeste e, embora certos de que estava no campo de visão, não conseguimos identificá-lo.
NGC 6445 (nebulosa planetária em Sagitarius), NGC 7662 (Blue Snowball Nebula), NGC 6543 (Cat’s Eye Nebula) e enxame duplo de Perseu encerraram a noite, pelas 04:30 horas.
Cada um dos presentes tem, por certo, uma reportagem diferente. Não me é possível referir o que os outros viram.
Mas, 13 telescópios, mais de 20 pessoas, o já tradicional ambiente descontraído, o espírito de ajuda e partilha e o convívio no fim da sessão, fizeram desta noite uma pequena Astrofesta, só que espontânea.
Ainda tenho na memória o aparato do Alcino com os dois telescópios montados em paralelo.

Alberto