Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
30 de Setembro de 2006
Peregrinação e noite sub-aquática em Vale da Lama

Alguns malucos lá se meteram a caminho de Vale da Lama com a ténue esperaça que o site recomendado pelo Alberto (Aviation Weather, excelente dica Alberto) acertasse mais uma vez e por volta das 00:00 nos desse ceu limpo. E... em honra do Alberto fez-se ceu exactamente à 00:00, hora que o nosso Alberto comemorava mais um aniversário.

Fomos de Lisboa o João Nuno o Filipe Alves e o Paulo Guedes para almoçar. Lá já se encontrava o peregrino local, o Mário e ... que petiscada... o ideal para o percurso da tarde: Sopa da Pedra excelente, Caralhotas (é um pão e não o que rima com o nome) e Lombo no Espeto de Louro.

Entretanto o céu ainda mostrava nuvens ameacadoras, mas aventureiros e destemidos fomos para o Paúl dos Patudos onde passamos umas horas perdidos no meio da Selva, a saltar Rios ameaçadores, a percorrer Lagos com criaturas estranhas e obscuras, mas a coragem venceu e juntos conhecemos uma Floresta mistica , com sitios bem cerrados onde o Sol não brilha e onde os cogumelos têm formas estranha e exocticas.

Entretanto o Tempo lá ia mostrando as suas abertas como que submisso à nossa demanda selvagem.

Depois de tão grande aventura tivemos que ir recarregar forças ao lago da Barragem.

Um telefonema do Luis Carreira a dizer que também era maluco e que ia ter com a malta à observação animou-nos, com o Luis certamente viria o bom tempo.

Por volta das 7 e pouco lá fomos para o local da Observação e até por volta da 00:00 o céu esteve sempre com abertas e nuvens altas, mas há Meia noite... ó meus amigos... que céu.... e assim se aguentou até às 4 da matina quando fomos brindados com um nevoeiro cerrado e uma humidade louca. De qualquer modo a velha maxima aplicou-se " a sorte protege os audazes". De regresso ainda havia um último desafio para os aventureiros, o nevoeiro cerrado que nos veio a fazer companhia até Lisboa, mas mais uma vez vencemos.

Por lá estiveram:

Filipe Alves - Na imagem
Luis Carreira - pelo que percebi numa mistura entre imagem e visual.
Fernando Delgado - grande parte da noite estivemos a tentar meter o metro de focal do TEC dele a guiar com sucesso, mas para ele foi uma noite de testes que ainda deu para trazer umas frames da M74
João Nuno - a levar uma bela porrada da montagem, mas espero que se tenha divertido
Eu e o Mário Santiago ocupados na M33 onde tinhamos o objectivo de ir buscar as zonas de H-alpha.

Foi um belo dia.

Mas para a próxima precisaremos decerto de reforços.

PBG



 Chegados àquela terra enfrentámos o céu furioso com as suas águas vivas que durante todo o dia rodopiavam no céu.

 Com as suas formas brancas e distantes disseram-nos do alto: " Que nenhum astrónomo irá contemplar o firmamento neste dia cinzento!"

 Mas aquele grupo de pessoas tinha uma fé especial...

 Sabiam que algures no Paúl dos Patudos existiria algo que desse uma resposta e que vencesse as nuvens.

 Algures no meio da floresta encontrariam um caminho especial.

 E Paulo guiou João, e Mário, e Filipe pelo estranho caminho de Santiago que percorria as florestas do tempo para que chegassem ao céu azul.

 Encontraram sinais do Outono, os cogumelos, que lhes diziam que as noites passariam a ser longas.

 

 

 Sabiam e viam nos sinais da floresta, do paúl e da natureza que a sorte protege os audazes.

 A lua estava partida ao meio.

 Os apostolos sabiam que para chegarem ao seu destino, teriam de ultrapassar os seus medos. A sua fé foi posta à prova, quando tiveram que atravessar descalços os rios infestados de crocodilos.

 E antes de penetrarem na densa floresta, território de estranhas criaturas, olharam uma última vez para trás...
Foi entao que verificaram que o apostolo Mario tinha desaparecido misteriosamente.
Ainda o chamaram incessantemente, mas a unica coisa que receberam de volta foram estranhos grunhidos e ainda um som abafado caracteristico da carne rasgada por garras afiadas.
Pobre companheiro... tinha sido a 1ª vitima daquela floresta de demónios

 Um dos apóstolos ainda esboçou um sorriso e mostrou o seu cajado japonês. Ele sabia que de nada valeria caso tivesse de defrontar um Zingarelho Vermelho... mas as provas de fé não permitem a utilização de armas convencionais...

 Sem água e sem comida, os apóstolos foram tentados com frutos vermelhos de aspecto delicioso. Mas sabiam que não poderiam cair em tentação, ou uma tempestade desabaria sobre as suas cabeças nessa noite.

 Foi entao que o apóstolo Joao Nuno, em mais uma travessia, esqueceu-se de um dos mandamentos, mais precisamente aquele que dizia :
« A tua fé será posta à prova na travessia do Rio, e as tuas botas descalçarás»

Sabiamos que esta afronta teria de ser punida, ou as perigosas nuvens assolariam aquele território durante 1001 minutos.
Os momentos seguintes foram indescritiveis. Os gritos de agonia do apóstolo pecador ecoaram pelos pantanos e até as serpentes ficaram com pele de galinha.

 Os outros apóstolos continuaram a sua penosa peregrinaçáo e embora com as mãos manchadas de sangue, estavam felizes pelo sacrificio do companheiro.
Finalmente, chegaram a uma zona em que já era possivel ver o céu

 E a noite caiu, levando lentamente consigo as nuvens.

 Fetus nebula IC1871 em Cassiopeia, FA.
Hi-Res.

 M33 LH-alphaRGB. MS e PBG.

Full Resolution

 Processamento especial para revelar nebulosidade junto ao núcleo da galáxia de Andromeda M31, FA.
Hi-Res.