Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
2 de Setembro de 2006
Atalaia - Para começar, um jantar ao crepúsculo

Mais um Sábado na Atalaia. Eu e o Mário Santiago chegámos cedo, ainda era de dia, já há muito que não via a Atalaia de dia, o Mário levou um frango, batatas, pão, cerveja, o já famoso Olho de Lebre, e um bolo de maçã. Até anoitecer e após montarmos o setup ainda se fez um belo petisco.
Pela noite fora o Olho de Lebre e o Bolo foram-nos aconchegando o estomago, a mim ao Mário e aos outros apreciadores daquela excelente pomada.
No local além de nós tiveram ainda o Anselmo com uma família compradora do seu Merak de 12\\\'\\\' onde pela noite dentro foi possivel ir vendo variados objectos por ele. O João Gregório e o Henrique estiveram na fotografia, como podem ver abaixo o João andou atras de Urano e suas Luas. O Alberto chegou sem material, ou melhor sem material astronomico mas armado com uma máquina Digital com belas fotos tiradas a bordo de um avião. O Luis Campos esteve também na fotografia com o seu Refractor e 2HS. Por lá estiveram ainda o Marcelo e mais alguns cujo nome não sei. Foi uma bela noite que foi melhorando e que ficou bastante boa com o por da Lua. Foi bom rever o pessoal e partilhar esses céus mais uma vez. PBG


Another saturday at Atalaia. We came early, me and Mário Santiago; it was daytime yet; it was a long time since I had seen Atalaia by day. Mário brought a chicken, chips, bread,beer, the already famous \"Olho de Lebre\" and an apple cake. We had an excellent snack after setting up the equipments and before nightfall.
All night long, we tasted the Olho de Lebre and ate the cake.
Have been there also Anselmo, in the company of a family who bought his 12\" Merak, through which we had a look at several objects.
João Gregório and Henrique took some photos; as shown bellow, joão has been catching Uranus and its moons.
Alberto came up without equipment, but showed us some beautifull photos taken aboard a plane. Luís Campos was also engaged in photography through his Refractor and a 2HS.
Have been there also Marcelo and some others whose names I cannot remember.
It was a good night, that became much better after moonset.
It was good to be there again and to share those skies.
PBG



 Urano e 4 das suas maiores luas. Joao Gregorio

 NGC896 Televue NP101 H-alpha - 11X20 minutos R + G - 6X5 minutos B - 6X6minutos PBG
Link

 A nebulosa do Pacman (NGC281)
MSantiago
Info