Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
11 de Fevereiro de 2006
Sábado de Lua quase Cheia

Neste sábado estiveram na Atalaia-B os seguintes 14 visitantes: o Alberto, o J.Gregório, o P.Barros, o Filipe, o C.Gouveia, o J.Seixas, 2 irmãos c/apelido Canelas, um astrofotografo já habitual e cujo nome não me lembro acompanhado por seu pai, um observador já nosso conhecido acompanhado por sua esposa e por sua mãe c/nomes que ainda não fixei, e eu, todos c/a intenção de apanharem um "tonificante/astronómico banho lunar !:)" e para, com suas "ciências" e equipamentos modernos, "extraírem" do céu boas imagens dos astros ! :))
Os telescópios transportados p/o local foram, por diâmetros das suas objectivas, os seguintes: 15", 11", 8", 7", 6", 3 de 5", 4" e 3".
A troca de conhecimentos sobre os locais do nosso globo que alguns já visitaram e outros conhecem por fotos e leitura com, desde excelentes a péssimas condições p/o exercício da n/actividade amadora, desde o Círculo Polar Ártico ao C.P.Antártico e sobre os objectos que iamos observando e fotografando foi, p/mim, sem dúvida, o mais interessante de uma noite com um céu c/períodos bons e maus devido à pouca e muita turbulência verificada quando das observações e astrofotografias! :)
Relativamente ao observado e fotografado, achei a noite bastante proveitosa, observação de algumas crateras, montanhas e mares lunares (confesso que gosto muito de os observar mas, até hoje, ainda não consegui, por nome, localizar pelo menos um (1) ! :); Saturno, excelente e pelo tlscp. do Alberto interessante o contraste exibido e o triângulo formado por 3 dos seus satélites próximo dos aneis e c/o brilhante Titã um pouco afastado; M42 nada mau, pelo já muito famoso! Tlscp.15" do Alberto detectei-lhe um ténue tom esverdeado (teimei durante algum tempo que obs. 7 (sete) estrelas no Trapézio mas isso deveu-se à minha miopia e consequente ilusão óptica já que outros só viram 6 ! :); Marte, já com pouco interesse; Júpiter, a aprox. 15º só gostei da bonita disposição de 3 dos seus maiores satélites, o 4º não o vi; Estrelas duplas e múltiplas, em Andrómeda:Alamak; em Orion: Alnitak, Mintaka, Rígel, Iota Ori e, claro ,o Trapézio****** ; em Gémeos: Castor; em Leão: Régulo e Algieba; em Cassiopeia: Eta Cas; em Cães de Caça: Cor Caroli; em Ursa Maior: Mizar; em Ursa Menor: Polar, mas só dupla ! :); em Corvo: Algorab; em Lira tentei a dupla-dupla a aprox. 8º do horizonte e, por momentos, se os m/ meios ópticos (olhos e óculos incluídos!!) não me enganaram resolvi as 4; Galáxias e Enxames, em observação e devido ao luar, naturalmente inexistentes ou pouco brilhantes mas em astrofot. c/a paciência, o saber e os equipamentos dos nossos astrónomos astrofotografos acho que se conseguiu algo; Asteróide Metis "passeando" pela Const.Leão e Supernova 2006X na Galáxia Esp.M100, ver em baixo o trabalho dos nossos amigos J.Gregório e P.Barros.

Francisco Gomes


 Asteroide Metis a passear pelo Leão (2horas) a 206 milhoes de KM - João Gregorio

 SN 2006X Supernova em M100 Mag 14,4 - Joao Gregorio

 M100 e Supernova 2006X
PBarros

 M100 e Supernova 2006X
Ampliada a zona da galáxia
PBarros by Gregório

 M3
Celestron Advanced Mount SW 102/500 Atik 16HR 25x30seg
PBarros