Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
9 de Junho de 2005
Exoplaneta na Atalaia
Exoplanet in Atalaia

Esta foi a primeira tentativa de captação da variação de luz da estrela HD209458 devida ao trânsito do seu planeta, um gigante gasoso com um período orbital de cerca de 3,5 dias. Pelas efemérides dadas em www.transitsearch.org , constatei ser esta noite uma oportunidade para este trabalho, pois o trânsito começava às 0h 14m TU, terminando às 3h 35mTU, mesmo no fim do crepúsculo astronómico. Infelizmente o céu encobriu pelo que a curva de luz se cingiu a pouco mais de uma hora.

Material e método:

Losmaandy G11, Schmidt-Newton de 8” f/4, SBIG ST7 XME NABG, filtro V Schuler.

Foram feitas 135 imagens de 20s, sem intervalo, o que contando com o tempo de descarga e recuperação da câmara, foram tiradas imagens de 28 em 28s. A temperatura do CCD foi regulada para –15ºC
Foram tirados darks e flats.
Após a redução das imagens, foi executada uma mediana em cada 3 imagens sucessivas afim de eliminar quaisquer raios cósmicos, traços de satélites, etc.
Devido à enorme turbulência devida ao excesso de aerossóis motivados pelos incêndios, optei por fazer a média de 3 imagens consecutivas (das resultantes da mediana), reduzindo a resolução temporal, mas melhorando o ruído.
Foi usada a função de fotometria diferencial do Maxim, tendo sido escolhida uma abertura de 1,5 FWHM cf. o aconselhado pela AAVSO, um anulo de céu obtido experimentalmente por forma a melhorar o mais possível a relação sinal-ruído e um gap abertura-anulo que excluísse estrelas da área de medição do céu.
Foram escolhidas 3 estrelas de referência, estáveis e de magnitudes conhecidas e uma de comparação (Fig.1) por forma a ser determinado o erro (Fig.2).
Uma vez que a estrela em estudo é muito brilhante, o principal componente no erro da medição é devido à turbulência, que mesmo em poucos minutos de arco, se revelou bastante persistente. Assim, usei o maior desvio padrão da diferença entre as estrelas de referência e da estrela de comparação como o erro das medições. Este foi inferior a 0,02 magnitudes (Fig.2).
O resultado final encontra-se na figura 3.
Pena foi o tempo não ter permitido a medição da saída do planeta.
A próxima janela de oportunidade será em meados-fins de Agosto.

José Ribeiro





 Fig.1 - O campo de trabalho. A HD209458 está referenciada como "Obj1". Tres estrelas de referência (Ref) e uma de comparação (Chk1).

 Fig.2 - A folha de cálculo com os valores obtidos. A pior situação de erro é inferior a 0,02 magnitudes.

 Fig.3 - Curva de luz obtida