Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
18 de Junho de 2005
Sob as nuvens, a tertúlia
Chatting under the clouds

Para “proteger” ou talvez não! alguns observadores do céu a quem o simples olhar e as ainda actuais tecnologias newtonianas, galileanas e dobsonianas lhes dão o máximo prazer na observação dos astros, de outros que os “agridem” c/a luz emitida por alguns dos seus aparelhos c/as mais sofisticadas tecnologias actuais, a mãe natureza mais uma vez e no dia certo!, sábado, resolveu “castigar” todos, com uma Atalaia enevoada e com uma brisa suave que conduziu até nós as já famosas e vampíricas melgas para se empanzinarem com um belo e ansiado manjar.
Para contrariar ou talvez não! o querer da dita, estiveram presentes observadores já habituais do céu local e outros ainda novos (na Atalaia, claro!), alguns acompanhados por filhos de tenra idade e outros por familiares e amigos adultos, com a possível e compreensível intenção de extraírem dos seus aparelhos as imagens mais satisfatórias e de conviverem nas horas em que o calor vai diminuindo e, creio, para recuperarem o vigor necessário que as grandes cidades agora tendem tirar-nos.
“Registei” as seguintes 18 presenças: Mónica de 22 meses acompanhada pela irmã Beatriz de 9 anos e por seus pais Luís e Isabel Campos, Ricardo de 12 anos e seu pai Licínio Almeida, Luís Martinho, Vital Ribeiro, João Seixas, Alberto, Anselmo, Zé Ribeiro, João Gregório, Luís Carreira, Paulo Barros, eu, minha mulher Ema e minha filha Andreia Gomes.
Antes e, creio que após a minha saída do local, por volta das 01H30, alguns c/seus telescópios e câmaras, ainda observaram e fotografaram, pelas poucas abertas nas nuvens, aquilo que lhes foi possível, enquanto outros privilegiaram em animada tertúlia o diálogo sobre aquilo que a astronomia actual nos oferece.
Francisco Gomes



 A Lua sob as nuvens
PBarros

 a amena cavaqueira...
PBarros

 Alberto afinando o "piano"
PBarros

 o final da noite...como o início...
PBarros