Inicio | Encontros | Pessoas | Local | Recursos | Pesquisa
Encontros
4 de Junho de 2005
Noite de Lua Nova em Colar de Perdizes

Tendo sido combinada a noite de observação em Colar de Perdizes com o Francisco Gomes e o Paulo Pina, após o restante grupo ter ido observar para latitudes mais a Norte em Vale de Lama para as bandas de Alpiarça, aqui descrevo a actividade naquele local.

Após a vitória de Portugal frente à Eslováquia, preparei as coisas e desloquei-me para Colar de Perdizes, via Águas de Moura e Poçeirão. Cheguei assim ao local, já tarde após as 22:30, estando já instalados no local o Francisco Gomes com o seu seu reflector de 10\" e o Paulo Pina e um colega com o Takahashi. Eu levei o meu habitual e fiel reflector de 8\".

Á entrada para o local, estranhei o terreno lavrado junto à porta paralelamente à estrada, como que a sugerir que a entrada lá não é bem-vinda...

No local instalei-me e notei que o céu, com a Lua com fase minima, em cerca de 4%, já não é o que era e cada vez é menos propicio às lides da astronomia amadora.
Se outrora, há cerca de 5 anos na Atalaia, em noites de Lua Nova ninguém via a cara de ninguém e o chão mal se via, agora já é possível ver as caras, as cores das camisolas e ver e identificar tudo a nossa volta perfeitamente.

Só mais tarde, já por volta das 01:00 o céu ficou mais escuro e era possível observar muito bem a via láctea que se estendia do Cisne a Sagitário esplendorosa.

Junto com o Francisco íamos visitando o céu e percorrendo galáxias, enxames de estrelas e nebulosas e alegremente conversando e partilhando as imagens nas oculares.

Júpiter apresentava uma configuração curiosa, com duas luas eclipsadas e uma em trânsito. Somente era bem visível a lua Calisto, afastada do disco do planeta. Via-se a lua Io sobre o disco percorrendo uma das bandas até se ir afastando e de repente apareceram do "nada" Io e Ganimedes. Ganimedes e posteriormente Europa, saem da sombra do planeta e aparecem como magicamente no céu afastadas do disco do planeta. Muito interessante. Simulei mais tarde este acontecimento no skymap e deu para perceber o que aconteceu em detalhe.

Os objectos no céu visitados foram muitos e a noite foi bastante proveitosa;

Lira: a nebulosa anular M57, o enxame M56 e a dupla dupla epsilon.

Hércules: os enxames M13 e M92 e a nebulosa planetária NGC 6210.

Dragão: a nebulosa planetária NGC 6543 (cat's eye).

Ursa Maior: as galáxias M101, M109, M108, M81, M82 e a nebulosa planetária M97 (Owl nebula).

Cães de caça: a galáxia M51 e o enxame M3.

Cisne: a nebuv6826 (blinking nebula) e a dupla albireu. Ainda se viu ligeiros filamentos da Veil nebula, mas um filtro é indispensável para a observar nestes céus.

Pégaso: o enxame M15 e a galáxia NGC 7331.

Seta: a enxame M71.

Raposa: a bela nebulosa planetária M27 (Dumbbell nebula).

Virgem: a bela galáxia M104 (sombrero).

Serpente: o enxame M5.

Escorpião: os enxames M4 e M80.

Sagitário: a nebulosa planetária M17 (swan nebula), as nebulosas M8-NGC6523 (Lagoon) e a M20.NGC 6514 (trifida) e uma série indescritível de enxames que existem na direcção do centro galáctico e nesta bela constelação.

E finalmente para acabar a noite em grande;

Andromeda: as belas galáxias M31, M32 e M110.

O Francisco ainda mostrou uma série de belas estrelas duplas que são sempre bonitos objectos para visitar no céu.

A noite ficou marcada por três acontecimentos, tendo sido dois deles bastante desagradáveis;

O acontecimento agradável foi ouvir no rádio, que o Paulo Pina tinha instalado, as vozes dos pilotos dos aviões que iam passando no céu, nas suas lacónicas e telegráficas comunicações.

Um dos acontecimentos desagradáveis foi a visita de um uns fulanos numa pick-up que passaram curiosos pelo terreno duas vezes com as luzes ligadas e que após se retirarem e sem se identificarem, vociferaram: "isto é um terreno privado...". Depois foram colocar-se no monte a leste, no outro lado da estrada com as luzes apontadas... finalmente foram-se embora. Terá também este local os dias contados?

O outro acontecimento desagradável foi que o pneu de trás direito do meu carro furou-se. Senti o carro todo a tremer e já na estrada após sair do terreno, tive que o substituir. Eram cerca das 02:30 da manhã e não foi uma experiencia nada agradável. Obrigado à ajuda dada pelo Francisco.

U. Martins


 Constelação do Escorpião
Canon Powershot A85
U. Martins

 Constelação do Sagitário
Canon Powershot A85
U. Martins